Petistas contestam declarações de Serra sobre Bolívia

Ferro_MouraoO líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PT-PE), e o deputado Nilson Mourão (PT-AC) contestaram hoje novas declarações preconceituosas do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, contra a Bolívia e seu presidente, Evo Morales, que é acusado por ele de “frouxo” no combate ao narcotráfico.

Para o líder da bancada petista, as declarações de Serra são irresponsáveis e preconceituosas. “É lamentável que o candidato tucano esteja mal informado, mal assessorado e, talvez, mal intencionado”, disse. Ele assinalou que o tucano desconhece a realidade dos institutos que lidam com a questão do narcotráfico e informações policiais.

Na avaliação de Nilson Mourão, o tucano demonstra antes de mais nada a falta de compromisso com a integração sul-americana. “As diferentes manifestações do candidato Serra tem demonstrado seu desconhecimento da América do Sul, particularmente de todas as iniciativas de combate às drogas. Ele já se manifestou contra o Mercosul, Venezuela e Bolívia, numa demonstração clara de que não tem compromisso com a política de integração sul-americana”, declarou.

A Chancelaria da Bolívia divulgou ontem uma nova nota rechaçando declarações do candidato à presidência pelo PSDB. Na nota, o Ministério das Relações Exteriores boliviano “lamenta ter que voltar a se referir a novas declarações desafortunadas” do político. Ainda segundo a nota, as declarações de Serra, são “infundadas e carentes de veracidade”, e refletem o desconhecimento de Serra sobre os esforços da Bolívia na luta contra este crime.

História
– Em maio, Serra acusou o governo de Morales de ser “cúmplice” do tráfico de drogas internacional. Na época, a chancelaria da Bolívia emitiu uma nota tachando as acusações do candidato de “inescrupulosas”. Posteriormente, o tucano acusou o país de fazer “corpo mole”.

Em respostas às acusações, o ministério enfatizou que “ratifica o compromisso assumido de luta frontal contra o tráfico ilícito de drogas” do governo boliviano e lembrou que essa tarefa “é de inevitável responsabilidade compartilhada por parte de todos os países”.

Serra chegou a afirmar – sem mostrar de onde tirou a informação – que mais de 80% da cocaína que entra no Brasil provém da Bolívia.

De acordo com o último relatório do UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime), de 2009, a Bolívia é apenas o terceiro cultivador de folha de coca, da qual é feita a cocaína. Em primeiro lugar está a Colômbia (81.000 hectares), seguida do Peru (56.000 hectares). A Bolívia tem em torno de 30.500 hectares. Assim, Colômbia e Peru cultivam 4,5 vezes mais folha de coca que a Bolívia.

Edmilson Freitas com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100