Os deputados Luiz Couto (PT-PB) e Amauri Teixeira (PT-BA) ocuparam a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (14) para comemorar o sucesso da Copa do Mundo no Brasil. De acordo com os parlamentares, apesar do resultado insatisfatório da seleção brasileira dentro do gramado, fora dele o evento superou a expectativa e se transformou na melhor Copa da história, apesar da torcida contrária de setores da mídia e da oposição.
“Nem setores da oposição, nem o PIG — Partido da Imprensa Golpista, nem aqueles que queriam o pior para o Brasil conseguiram tirar o brilho daquilo que foi organizado e promovido aqui pelo Brasil”, afirmou Couto. Ele ainda fez questão de ressaltar matéria de capa da Revista IstoÉ desta semana, que aponta o resultado positivo obtido pelo país na organização do mundial.
“A revista IstoÉ desta semana traz uma matéria de capa com o título Acredite no Brasil, na qual afirma que dentro de campo não deu, mas fora dele o Brasil venceu a Copa. A derrota do futebol não abala a confiança no País e na capacidade do seu povo”, destacou.
O parlamentar encerrou o pronunciamento revelando a opinião de diversas personalidades sobre o sucesso da Copa entre eles, a do humorista Hélio de La Peña; do criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza; do professor de História Brasileira da Universidade Georgetown, em Washington (EUA), Bryan McCann; e do professor Valter Caldana, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (SP).
Ao concordar com a avaliação de que o Brasil venceu a Copa fora do campo, o deputado Amauri Teixeira lembrou que dentro das quatro linhas faltou mais planejamento e organização. “Nós ganhamos a Copa na organização, o Governo brasileiro soube organizar a Copa das Copas, o povo brasileiro se portou fabulosamente. Fora de campo, nós ganhamos a Copa, mas dentro de campo, nós perdemos a Copa, por uma irresponsabilidade da equipe técnica do Brasil”, afirmou.
Héber Carvalho