Petistas comemoram “momento histórico” com anulação da cassação de Jango

JoaoGoulart

Em votação conjunta da Câmara e do Senado, foi aprovada na madrugada de ontem a anulação da sessão do Congresso que declarou vago o posto de presidente da República após o golpe militar de 1º de abril de 1964 – ato que, na prática, cassou o mandato de João Goulart. O gesto se soma à homenagem que o governo prestou a Jango, na semana passada, recebendo em Brasília, com honras de chefe de Estado, os seus restos mortais na base aérea da capital.

O deputado José Airton (PT-CE), em discurso na Câmara, elogiou a “decisão memorável”. “A sessão histórica de ontem ultrapassou a meia-noite, quase que no mesmo horário da decisão que foi tomada pelo Congresso Nacional [em 1964] usurpando o direito de um presidente legitimamente eleito, que se encontrava no País. Esta Casa redimiu-se de uma grande mancha”, disse José Airton, que também destacou a presença do filho de João Goulart, Vicente Goulart, no momento da votação.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi outra que enalteceu a decisão do Parlamento. “Ontem, pela madrugada, tive orgulho do Congresso Nacional brasileiro, orgulho que fez com que restabelecesse aqui não só uma questão de imagem, mas a anulação dos atos autoritários de cassação do grande brasileiro João Goulart”, registrou a deputada.

Para o deputado Nilmário Miranda (PT-MG), que foi preso político da ditadura, o ato do Congresso é uma “decisão importante para o presente e para o futuro” e vai muito além do fato em si. “Ao anular aquela sessão, dizemos que o Congresso não pode se submeter, jamais, à força das armas. Só vale para o Parlamento a força do Direito, nunca o direito da força. E o que o Congresso fez em 1964 foi um golpe parlamentar, rasgando a Constituição e legitimando todos os abusos que vieram depois”, afirma Nilmário, que ressaltou ainda a devolução simbólica dos mandatos de parlamentares cassados, em solenidade realizada em agosto passado.

“Espero que nunca mais tenhamos uma noite como aquela de 2 de abril, que envergonha a todos nós”, concluiu o deputado mineiro.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100