Os deputados Luiz Alberto (PT-BA) e Amauri Teixeira (PT-BA) registraram em plenário a inauguração, nesta semana, do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), na cidade de São Francisco do Conde, a 67 quilômetros de Salvador. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento, entre outras autoridades. A Unilab foi criada pelo presidente Lula em 2010, no seu segundo mandato presidencial.
O deputado Luiz Alberto afirmou que o “campus da Unilab na Bahia é muito importante e já recepcionou cerca de 50 estudantes de origem africana, a maioria da Guiné-Bissau”.
Para o deputado Amauri Teixeira, o novo campus “vai permitir o enriquecimento com a experiência de outros povos”.
Dados – A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira é uma autarquia do Ministério da Educação, com sede no estado do Ceará. A instituição foi criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, e instalada em 25 de maio de 2011. O objetivo é ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária.
A universidade tem como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional. A CPLP é integrada pelo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Gizele Benitz