Petistas comemoram expansão do ensino superior no Brasil

fatima_saudeA expansão da Rede de Educação Superior e Profissional e Tecnológica anunciada hoje, pela presidenta Dilma Rousseff, e que garante a criação de mais quatro universidades federais e a implantação de 120 novas unidades das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Ifets), foi comemorada pela Bancada do PT na Câmara. A presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), destacou o compromisso que o governo Dilma tem com a educação. “É uma revolução cidadã que vê na educação o caminho para o desenvolvimento”, afirmou.

Fátima Bezerra mostrou a diferença de tratamento dada pelos governos Lula e Dilma ao setor educacional. “Basta lembrar que até 2002 o Brasil contava com apenas 140 escolas técnicas, hoje, depois dos governos do PT e aliados, já são 352 Ifets e serão 562 no final de 2014. Ou seja, os outros governos levaram um século para construir 100 escolas técnicas e em oito anos de governo Lula e quatro de Dilma construímos 462 Ifets, o que garantirá ensino técnico de qualidade para mais de 600 mil alunos em todo o País”, enfatizou.

O vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), da Tribuna, elogiou o processo de expansão das universidades e das escolas técnicas.”Essa é a grande oportunidade que a juventude brasileira tem de poder, de fato, ter acesso ao ensino público gratuito de qualidade”.

O deputado Newton Lima (PT-SP) lembrou que a expansão, com a interiorização iniciada no governo Lula, ajudará no combate às desigualdades sociais e regionais. “Além da geração de oportunidades para os jovens, sem dúvida nenhuma, a expansão da rede federal profissional permite que esse processo se transforme em combustível para o desenvolvimento regional sustentável do nosso País”, afirmou.

Vários outros deputados petistas também usaram a Tribuna para destacar a importância da expansão da Rede Federal de Educação e citar os municípios beneficiados com as novas escolas. O deputado Jorge Boeira (PT-SC), foi um deles. “Acredito que essa prioridade para a educação implantada no governo Lula e continuada no governo Dilma mudará as próximas gerações e o Brasil”, afirmou Boeira.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) disse que a Bahia tem muito o que comemorar já que contará com duas novas universidades e nove Iftes. Para o deputado Ronaldo Zulke (RS), “o ensino técnico de qualidade é necessário para transformar o País em uma grande potência mundial”. O deputado José Airton (PT-CE) destacou avanços importantes que o setor educacional do Ceará alcançou nos governos Lula/Dilma. “Com as universidades e o ensino técnico foi garantida a oportunidade para a juventude do nosso povo ter formação e capacitação de qualidade”.

Os deputados José Guimarães (PT-CE), vice-líder do governo na Câmara, e os deputados petistas Carlinhos Almeida (SP); Emiliano José ( BA); Fernando Marroni (RS); Geraldo Simões (BA); Josias Gomes (BA); Leonardo Monteiro (MG); Luiz Couto (PB); Marcon (RS); Nelson Pellegrino (BA); Sibá Machado (AC); Waldenor Pereira (BA); e Weliton Prado (MG) elogiaram o programa.
Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também