A Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Mídia Regional realizou, nesta quarta-feira (02), o 1º Seminário Nacional de Comunicação e Mídia Regional. O evento aconteceu no Ministério das Comunicações e teve como objetivo principal foi aproximar os representantes da chamada mídia regional, que atua no interior dos estados, dos órgãos do governo federal. A disseminação dos conteúdos de interesse público e a redistribuição da publicidade estatal foram algumas das pautas mais debatidas no encontro.
O presidente da Frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), coordenou a atividade, que contou com a participação dos ministros André Figueiredo, das Comunicações, e Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação Social. Mais de dois mil veículos de imprensa, entre rádios, TVs, jornais, revistas, portais e blogs, estiveram representados pelos diretores da Associação dos Diários do Interior (ADI), da Associação dos Jornais do Interior (ADJORI) e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).
De acordo com Uczai, o seminário produziu um importante debate e foi possível perceber o consenso dentro do governo quanto à adoção de medidas que fortaleçam a comunicação no interior dos estados. “Nosso principal encaminhamento vem no sentido de fortalecer as entidades representativas de todos os estados da federação para criar a relação direta com a Secom, dando a dimensão regional do conteúdo e da publicidade estatal”, disse o parlamentar, que informou que a Frente realizará seminários nas cinco regiões do País para mobilizar as entidades representativas e os veículos da mídia regional.
Já o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), vice-presidente da Frente, destacou que o desafio de democratizar as comunicações passa pelo fortalecimento dos veículos de imprensa regional e pela ampliação do acesso à internet no Brasil. “A diversidade cultural brasileira tem de estar traduzida nos veículos, porque as rádios, jornais e TVs do interior têm importância fundamental. Para isso, precisamos intensificar a relação do governo com esses veículos, inclusive trabalhando na desconcentração da distribuição de recursos de publicidade do governo e das suas empresas”, argumentou Zarattini.
Zarattini também defendeu que os veículos de comunicação regional estabeleçam uma relação de maior proximidade a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na perspectiva de regionalizar o conteúdo. “NBR, TV Brasil, Agência Brasil e as rádios da EBC produzem conteúdos que são colocados à disposição para emissoras e demais veículos do interior. Se ouvirmos esses veículos, certamente poderemos aperfeiçoar e ampliar nossos temas, bem como aprofundar a cobertura”, sugeriu o parlamentar paulista.
Crédito – Outra demanda surgida no seminário foi a necessidade de uma linha de crédito para que os veículos regionais possam financiar a aquisição de equipamentos para a implantação das novas plataformas tecnológicas, tendo em vista a migração para o sistema digital das emissoras de rádio e televisão. “Isso tem um alto custo e nem sempre as emissoras menores do interior do País têm a disponibilidade de investimento para acompanhar as determinações do Ministério das Comunicações. Vamos propor essa iniciativa ao governo”, garantiu Pedro Uczai.
Assessoria Parlamentar