Petistas avaliam que PIB brasileiro resiste à crise mundial

vaccarezzasimoesDeputados da bancada do PT repercutiram o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 2,7% em 2011 e alcançou R$ 4,143 trilhões, segundo dados divulgados hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP),apesar do desenvolvimento do Brasil ter sido menor do que a expectativa, foi um crescimento positivo se comparado com a Europa. Os dados indicam que houve uma desaceleração da economia no fim do ano passado e, ainda, a economia cresceu 0,3% nos últimos três meses de 2011 em relação ao trimestre anterior.

             “Num quadro de crise mundial, de crise profunda na Europa e de aprofundamento daquela crise que começou em 2008 e que é esta mesma que estamos vivendo, o resultado é muito positivo, porque neste período aumentamos os empregos com carteira assinada, o consumo das famílias no Brasil aumentou, a renda dos mais pobres também subiu e o povo melhorou de vida”, ressaltou Vaccarezza.

              O deputado Geraldo Simões (PT-BA) também avaliou que “mesmo num momento de crise mundial”, a economia brasileira conseguiu crescer 2,7%. “É claro que teve uma queda, por conta desta crise, se compararmos com os 7,5% de 2010. E os estudos indicam a volta do crescimento para 2012”, disse.

              Ainda segundo os dados divulgados pelo IBGE, o desempenho da economia em 2011 foi puxado pelo consumo das famílias, que teve expansão de 4,1% em relação a 2010. Também tiveram bons resultados os setores agropecuário, com crescimento de 3,9%, e o de serviços, com 2,7%.

             O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país ao longo do ano.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também