Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna ontem para uma avaliação das manifestações que ocorrem em todo o país. O deputado Paulão (PT-AL) ressaltou que as bandeiras levantadas pelos manifestantes tratam de temas importantes como a reforma política. “Tratam também da questão da saúde e da questão relativa ao pré-sal, focada na educação, que esta Casa, infelizmente, não deu prosseguimento”, disse.
Para o deputado Domingos Dutra (PT-MA), as manifestações são movimentos declaratórios. “Estes movimentos estão declarando que os partidos brasileiros não os representam: 85% do eleitor brasileiro não está em partido algum. Os partidos viraram propriedade de poucos”, disse o petista.
O deputado Francisco Praciano (PT-AM) afirmou que “o povo está pedindo moralidade, pedindo ética, pedindo gastos públicos com mais responsabilidade”.
“Expresso o meu respeito às manifestações populares que têm ocorrido em diversas cidades brasileiras”, ressaltou o deputado Assis Carvalho (PT-PI).
Para o deputado Zé Geraldo (PT-PA), não há mudança sem mobilização. “Naturalmente, não é só com mobilização que se fazem mudanças. É preciso ter coragem. Por exemplo, para fazer uma reforma política no Brasil, é preciso a coragem da maioria da classe política”, disse.
Gizele Benitz