O deputado Luiz Couto (PT-PB) manifestou apoio em plenário ao movimento Coalização Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas. A iniciativa é de diversas entidades representativas da sociedade civil, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), União Nacional dos Estudantes (UNE), Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular, entre outros.
Para Luiz Couto, um projeto de iniciativa popular poderá mudar a história do Brasil. “Os projetos favoráveis à transformação por meio da transparência em uma nova coalizão política sempre trarão um processo limpo e eficaz a todos os brasileiros. Civismo, unificação e solidariedade são papéis fundamentais para se acalorar o bloco social político de um Estado Maior”, explicou o petista.
Luiz Couto acrescentou estar junto à sociedade por uma reforma democrática pela política com eleições limpas. “É esta campanha cívica, unificada e solidária, pela efetivação da imediata reforma política que estamos apoiando. Parabéns ao povo que luta por liberdade e democracia. Esta iniciativa é fundamental”, ressaltou.
Também em plenário, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), reforçou os argumentos de Luiz Couto acerca da reforma política. “Sem dúvida, achamos imprescindível fazer a reforma política no nosso País. O movimento de julho, com a população na rua, sobretudo a juventude, reivindicou ações concretas, reivindicou a reforma do Estado brasileiro, da nossa legislação. E a legislação eleitoral é prioritária entre todas as outras que deveremos reformular”, defendeu.
Ele também ressaltou a necessidade da participação popular em todo esse processo. “Estamos trabalhando para garantir a reforma política com financiamento público de campanha, ouvindo a população. Como disse a Presidenta Dilma, precisamos garantir o plebiscito para ouvir a população sobre o tipo, o modelo de reforma política que devemos instituir no nosso País”, completou Leonardo Monteiro.
Gizele Benitz