Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (11) para saudar os participantes do VI Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O encontro, que prossegue até dia 14 em Brasília, reúne 15 mil pessoas com delegações de 25 estados e de países latino americanos.
De acordo com a deputada Luci Choinacki (PT-SC) o tema central do encontro é a reforma agrária.
“O MST está construindo uma bela história no Brasil e nesta mobilização, com mais de 15 mil lideranças, está sendo discutido o aprofundamento da reforma agrária. E o princípio básico da reforma agrária, além da terra, é agora a agroecologia, que precisa produzir alimentos em quantidade, em abundância, de qualidade, preservando a natureza e a dignidade”, disse a parlamentar petista.
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) defendeu mudança na estrutura fundiária do país. “Enquanto tivermos uma estrutura fundiária onde ainda predomina a monocultura e o uso intensivo de agrotóxicos, em detrimento da pequena propriedade e, muitas vezes, da produção de alimentação para a própria mesa dos trabalhadores, continuaremos com a exclusão dos trabalhadores rurais”, ressaltou.
Gizele Benitz