Petistas apoiam decisão de Lula de limitar compra de terras por estrangeiros

genoino_mouraoA decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de limitar a compra de terras por estrangeiros e empresas brasileiras controladas por estrangeiros foi elogiada hoje por parlamentares do PT.

Para os deputados José Genoino (PT-SP) e Nilson Mourão (PT-AC), o estabelecimento de limites reforça a soberania nacional e o controle do País sobre suas riquezas naturais, num momento em que há uma corrida internacional em busca de áreas para a produção de alimentos e biocombustíveis, além do fornecimento de matérias primas.

Lula assinou o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que restringe as aquisições de imóveis rurais por empresas que possuem pelo menos 51% ou mais de seu capital votante nas mãos de pessoas que não são brasileiras. O texto prevê que as empresas sob controle estrangeiro não vão poder adquirir imóvel rural que tenha mais de 50 módulos de exploração indefinida (entre 250 a 5 mil hectares, dependendo da região do país). Elas também terão de se limitar à implantação de projetos agrícolas, pecuários e industriais que estejam vinculados a seus objetivos de negócio previstos em estatuto. As áreas rurais pertencentes a empresas estrangeiras não poderão ultrapassar 25% do município.

Para Genoino, o governo acertou com a medida, mas ele lembrou que a questão já podia estar definida se estivesse valendo um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, agora sob análise do Senado. O projeto é de autoria de Nilson Mourão e teve Genoino como relator. Ele restringe a compra de terras por estrangeiros na Amazônia e em outras partes do País. “O importante é garantir o controle do território nacional, em especial nas áreas de fronteira e na Amazônia”, disse Genoino.

Para Nilson Mourão, além de reforçar a soberania nacional, a decisão do Governo Lula ainda democratiza o uso da terra, dado o poder do grande capital internacional. “Com a escassez de água, alimentos e de áreas agricultáveis, vários governos e empresas estatais de alguns países estão em busca de grandes extensões de terra, como tem acontecido na África e na América do Sul. Isso ameaça a soberania do país que cede essas terras, daí a importância de normas rígidas para a defesa de nossos interesse nacional, em especial na Amazônia”. Segundo o petista, “não se trata de xenofobia, mas da defesa do interesse do Brasil”.

A decisão de Lula foi motivada pelo crescente interesse de estrangeiros por propriedades rurais no Brasil. O fato de o presidente ter assinado o texto da AGU torna obrigatório o seu cumprimento dentro da Administração Pública. Órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) terão de seguir essas diretrizes ao analisar pedidos de companhias internacionais para comprar terras no Brasil.

O texto não tem efeito retroativo – não anula compras de terras feitas por estrangeiros até a semana passada. No mês passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios do país façam o registro de todos os casos de terras adquiridas por estrangeiros.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, declarou recentemente que as ” terras brasileiras têm de ficar nas mãos de brasileiros, porque isso tem a ver com segurança alimentar”. Segundo ele, a mudança constitucional visa a deixar claro aos investidores que podem investir em qualquer campo, “mas não em terras”.

Equipe Informes com informações do Valor

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100