Petistas alertam para conflito por disputa de terra na Bahia

valmir plenario gustavo lima  

Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (20) para alertar e pedir solução para os conflitos por disputa de terras entre índios tupinambás e fazendeiros na região de Buerarema, na Bahia. Homens da Força Nacional e da Polícia Federal já estão na região a pedido do governador da Bahia, Jaques Wagner, para evitar novos conflitos e garantir a segurança local.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) defendeu uma solução para o impasse. “Está um clima muito  tenso. É preciso encontrar  uma equação. Sou a favor da demarcação das terras indígenas, mas não se pode expulsar os pequenos agricultores das suas terras. Essa disputa já se desenrola há vários anos e não tem uma solução definitiva por parte do Ministério da Justiça”, explicou.

O deputado Geraldo Simões (PT-BA) afirmou que o clima na região é de intranquilidade. “Chamo  a atenção do governo federal e da Fundação Nacional do Índio (Funai) que assinou um decreto recomendando a demarcação da área, que atinge somente agricultores familiares e área de assentamento. O governo precisa se aprofundar nesta questão e revogar o decreto”, ressaltou.

Disputa – A localidade conhecida como Serra do Padeiro, entre Buerarema, Una e Ilhéus, uma área de 47,2 mil hectares, é alvo de disputa entre índios e fazendeiros. Segundo a Funai, indígenas estão ocupando fazendas que se encontram em terra que pertence aos índios Tupinambás.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) afirma que 300 indígenas Tupinambás participam das ações de ocupação das fazendas, que ficam em uma área de 47,2 mil  hectares. Segundo o Cimi, a área foi reconhecida pela Funai, mas o processo está parado no Ministério da Justiça, o que teria motivado a ocupação das terras.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também