Petistas acusam governo ilegítimo de Temer de usar Polícia Federal com objetivo eleitoral

Patrus Rosario Chico Solla

Vários parlamentares da bancada do PT na Câmara condenaram através das redes sociais o uso político da Polícia Federal, via operação Lava-Jato, evidenciado pela declaração do ministro da Justiça, Alexandre Moraes, no último domingo (25), que antecipou, em evento de campanha do PSDB em Ribeirão Preto (SP), a realização de uma nova etapa da Lava-Jato. Para os parlamentares petistas, a confirmação da prisão do ex-ministro Antônio Palocci- na manhã do dia seguinte (26) – comprova que o governo golpista e ilegítimo de Michel Temer adota medidas de exceção apenas vistas em períodos ditatoriais.

Para o deputado e advogado Patrus Ananias (PT-MG), o comportamento de Alexandre Moraes “mancha gravemente não só a autoridade ministerial, mas também a de Michel Temer”.

“E mancha inclusive a Operação Lava-Jato ao reforçar as suspeitas de seu uso puramente eleitoreiro, para prejudicar campanhas de oposição ao atual governo. Polícias políticas são próprias de ditaduras – e nós conhecemos bem os malefícios que já causaram ao Brasil. São assustadores os indícios de que estão de volta”, lamentou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) disse que a revelação antecipada da operação comandada por uma instituição subordinada ao ministro da Justiça aponta para um crime de violação à Constituição do País.

“O uso do Estado contra adversários é gravíssimo ataque à Constituição, à Democracia e aos direitos humanos. Revela a natureza que quer demonstrar o Governo Ilegítimo de Temer: ‘O Estado sou eu’, prendo e arrebento”, denunciou.

No mesmo sentido, o deputado e presidente da Comissão de Cultura da Câmara, deputado Chico D’Ângelo (PT-RJ), lamentou que a Polícia Federal esteja sendo usada para fins políticos.

“Depois da declaração feita pelo ministro da Justiça, sabemos que a PF está sendo usada para fins políticos, como já desconfiávamos. Aguardamos urgentemente a volta do Estado Democrático de Direito”, desabafou.

Já o deputado Jorge Solla (PT-BA) disse ainda que- para prejudicar o PT- a operação não obedeceu sequer aos direitos fundamentais do ex-ministro Palocci.

“O ex-ministro sequer sabia porque estava sendo preso: nunca foi chamado a depor, não tem acesso aos autos do processo, não representa ameaça à investigação, não ameaça sair do país. É arbitrário, é absurdo!”, revoltou-se.

O parlamentar baiano alertou que o ocorrido abre um precedente perigoso que coloca em risco a própria democracia.

“Golpistas estão acabando é com nossa democracia da forma mais torpe. Só que quando se perde confiança nas instituições o que sobra é a barbárie”, observou.

Também se manifestaram pelas redes sociais contra a prisão arbitrária do ex-ministro Palocci- e o uso político da Polícia Federal- os deputados petistas Carlos Zarattini (SP), Enio Verri (PR), Erika Kokay (DF), Henrique Fontana (RS), João Daniel (SE), Luiz Couto (PB) e Marcon (RS).

Héber Carvalho

Fotos: Gustavo Bezerra e Salu Parente

Mais fotos: flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex