O deputado Fernando Ferro (PT-PE) protocolou nesta quinta-feira (28), na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, requerimento para a realização de homenagem póstuma a assistente social e defensora dos direitos humanos Neide Castanha, falecida no último dia 26 de janeiro, vítima de câncer.
Em seu requerimento, Fernando Ferro afirma que Neide Castanha, assistente social, especialista em políticas públicas de inclusão social, em políticas direcionadas à proteção da infância e adolescência, “tem em seu curso de vida um currículo que atesta seu compromisso e sua dedicação à proteção dos vitimizados sociais. Meninos e meninas de Rua, meninas e meninos explorados sexualmente, mulheres violentadas e desabrigadas e pessoas discriminadas pela homossexualidade”.
Neide Castanha foi uma das líderes do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Em sua trajetória de lutas e conquistas, acrescentou Fernando Ferro, “temos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e o Disque Denúncia -100, para notificação de casos de violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”.
O parlamentar lembrou ainda que Neide Castanha, como presidente da Fundação de Serviço Social da Secretaria de Serviço Social do governo do Distrito Federal na época do governador Cristovam Buarque, implantou programa modelo de gerenciamento do CAJE e conseguiu reduzir em praticamente 90% a população de meninos e meninas de rua. “A luta em defesa dos adolescentes privados de liberdade, e mais recentemente a capacidade demonstrada de organizar lideranças de vários países para a realização do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento à Violência Sexual, no Rio de Janeiro, em 2008 são diplomas de competência que a sociedade brasileira, por intermédio de seu Parlamento deve homenagear. A coragem de suas atitudes para enfrentar discriminação deve ser exemplo a seguir por toda a sociedade brasileira”, disse Fernando Ferro.
Assessoria Parlamentar