O deputado Paulo Delgado (PT-MG) afirmou nesta terça-feira (20) que Brasília é o símbolo da capacidade de construção do povo brasileiro. Ao discursar durante a sessão que homenageou os 50 anos da capital, Paulo Delgado lembrou que o sonho de transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país foi uma decisão ousada que mobilizou toda a nação brasileira.
“Brasília é o orgulho e a capacidade de construção do povo brasileiro, pois conseguimos construir, do nada, uma das mais importantes capitais do mundo”, disse.
Além da relevância política que representou a nova capital para o país, Paulo Delgado destacou a sua arquitetura inovadora, que resultou no reconhecimento da Unesco como um Patrimônio Cultural da Humanidade. “Brasília foi consagrada mundialmente porque foi a primeira cidade moderna tombada. Para que esse reconhecimento fosse possível, foi preciso inaugurar um novo procedimento na Unesco, onde o mundo começou a enxergar o presente e não somente os legados históricos já catalogados”, afirmou o petista. O tombamento de Brasília ocorreu em 1987, fruto de um projeto de lei do ex-governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira.
Reflexão – Em seu discurso, o petista propôs uma reflexão sobre os recentes escândalos políticos envolvendo o governo do Distrito Federal (DF). Para o parlamentar, a política local não fez tão bem à capital, como se imaginava. “O Distrito Federal está tão envolvido com seus próprios problemas, que acabou virando as costas para o país. Brasília acabou se transformando em uma cidade muito política. A crise do DF não é a crise política brasileira”, disse.
Homenagem – Durante a sessão de homenagem, foi exibido um documentário produzido pela TV Câmara mostrando todos os desafios, desde os aspectos políticos às limitações de logística para a transferência da capital do Rio de Janeiro para o Centro Oeste. O vídeo retrata a magnitude da engenharia utilizada à época, capaz de transformar uma remota região do Planalto Central em uma das mais imponentes e modernas cidades do mundo.
A transferência da capital para Brasília foi uma das decisões de maior impacto na história do Congresso Nacional, que começou a ser escrita na Província do Rio de Janeiro em 17 de abril de 1823, quando foi aberta a Primeira Sessão Preparatória da Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império. Com a implantação da República, a mudança da capital ganhou força constitucional por meio da Carta Magna de 1891. Os textos posteriores (1934 e 1946) também determinavam a transferência da capital para o interior do país. Entretanto, foi a Constituição de 1946 que motivou a transferência da capital, apesar da resistência de parte da imprensa e de parlamentares que faziam oposição sistemática ao governo do presidente Juscelino Kubitscheck.
As obras da nova capital foram iniciadas em novembro de 1956, com a inauguração do Catetinho, primeira residência do presidente da República. A inauguração de Brasília ocorreu em 21 de abril de 1960.
Edmilson Freitas