O deputado Décio Lima (PT-SC) elogiou nesta terça-feira (18) o governo da presidenta Dilma Rousseff pela criação do Portal Dialoga Brasil, lançado no final de julho. Segundo ele, ao entender que o novo Brasil exige a participação direta da sociedade na resolução dos problemas, a presidenta demonstrou ter “a sensibilidade de uma estadista” ao inaugurar a plataforma de comunicação digital.
Por meio do Portal os usuários poderão elaborar e apoiar propostas para ajudar a melhorar as ações do governo. Pela ferramenta é possível fazer sugestões, curtir propostas de outros participantes, conhecer as principais políticas e programas do governo.
“Nos últimos anos o Brasil vive uma nova realidade cultural, onde trabalhadoras e trabalhadores do Brasil inteiro tomam as ruas do nosso país para protestar, sugerir, pedir por mais mudanças e mais futuro”, ressaltou Décio Lima.
O parlamentar disse ainda que “a participação social é uma das principais características dos governos do PT”, e que vem contribuindo para a elaboração de políticas públicas nos últimos 12 anos dos governos petistas no plano federal. Ele lembrou que entre os anos de 2003 e 2014, por exemplo, 102 conferências nacionais foram realizadas no País, reunindo cerca de oito milhões de brasileiros e brasileiras.
“Outras 13 conferências já estão convocadas para o período 2015-2016, com estimativa de participação de dois milhões e 200 mil pessoas, em cerca de 20 mil encontros municipais, estaduais e nacionais”, destacou o petista.
Interação- O deputado Décio Lima também explicou que a plataforma Dialoga Brasil apresenta 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal “para que a população possa propor ampliação das políticas públicas e melhorias para a vida das brasileiras e dos brasileiros”. Em novembro de 2015, o governo federal começará a responder as três propostas mais apoiadas de cada programa.
As propostas publicadas poderão ser encaminhadas como subsídios para as conferências nacionais, conselhos e comissões nacionais. O Portal também possibilita a participação e o diálogo dos usuários por meio de bate-papo virtual com ministras e ministros das pastas relacionadas aos programas disponíveis.
“De acordo com o IBGE, mais da metade dos brasileiros têm acesso à internet. São 85 milhões e 900 mil usuários digitais que, com esta iniciativa, vão poder também criticar, elogiar e principalmente sugerir novas ações de políticas públicas para o Brasil”, finalizou o parlamentar.
Héber Carvalho
Foto: Agência Câmara