A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou empréstimos-ponte no valor de R$ 1,408 bilhão para a rodovia BR-163/MS e para o sistema rodoviário composto pela BR-163/MT e pela BR-070/MT.
Estas rodovias estão localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e foram leiloadas no ano passado. Os trechos fazem parte do PIL (Programa de Investimento em Logística), do governo federal. Anteriormente, o BNDES já havia aprovado empréstimos-ponte para a BR-050 (GO/MG) e para a concessão formada por trechos das BR-060, 153 e 262 (DF/GO/MG).
O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) destaca a importância desses investimentos em rodovias estratégicas aos dois estados. Segundo o parlamentar, a BR -163 é a espinha dorsal do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e é por onde escoa boa parte da produção agrícola e por onde se desloca considerável contingente de pessoas. O deputado lembra que há muito tempo a população reivindicava melhoria nas condições dessas rodovias.
“Agora a presidenta Dilma Rousseff lançou um trecho por conta da União, e outros trechos serão melhorados por meio de concessões, que estão buscando financiamento do BNDES. Não tenho dúvida que essas medidas são de fundamental importância para a continuidade do desenvolvimento desses estados. Do contrário, ficaríamos travados”, detalha Ságuas.
O maior empréstimo-ponte será para a Concessionária Rota do Oeste S.A., subsidiária da Odebrecht TransPort, que receberá R$ 762 milhões, a serem aplicados nas BR-163 e BR-070, em Mato Grosso.
Já a Concessionária Rodovia Sul-Matogrossense, subsidiária da Companhia de Participações em Concessões, controlada pela CCR, receberá R$ 646,6 milhões. Esses recursos serão investidos na BR-163 MS. Os empréstimos-ponte são concedidos para que os empreendedores possam realizar os investimentos previstos para 2014 e 2015, enquanto o financiamento de longo prazo é estruturado.
Rota do Oeste – A Concessionária Rota do Oeste terá a concessão das rodovias BR-163 e BR-070 por 30 anos. Com o empréstimo-ponte, ela fará investimentos previstos para os primeiros meses da concessão, que contemplam trabalhos iniciais e de recuperação da rodovia. Serão feitas obras de duplicação, construção e implantação de praças de pedágio, mobilização e construção de canteiros de obras, projetos e sistema de operação.
O sistema rodoviário composto pelas duas rodovias tem 850,9 km, sendo 822,8 km na BR-163 e 28,1 km na BR-070. Ele está localizado entre os municípios de Itiquira (MT), na fronteira com Mato Grosso do Sul, e Sinop (MT), no entrocamento com a rodovia MT-220.
Investimentos na BR-163/MS – O empréstimo-ponte para a Concessionária de Rodovia Sul-Matogrossense apoiará os investimentos previstos para os primeiros meses da concessão da BR-163/MS, que se estende por 847,20 km, desde a divisa com Mato Grosso até a divisa com o Paraná.
Com estes recursos iniciais, a concessionária pretende investir nos trabalhos iniciais de recuperação da rodovia, bem como na construção e implantação de edificações, infraestrutura de obras civis na implantação de equipamentos e sistemas, além da duplicação de trechos.
PT na Câmara e assessoria do BNDES