Francisco Chagas elogia decisão do governo de aplicar vacina contra o HPV

francisco chagas 25-04-13 gustavo
O deputado Francisco Chagas (PT-SP) elogiou da tribuna da Câmara a decisão da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de incorporar gratuitamente a vacina HPV ao calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 2014.

O HPV, do inglês Human Papiloma Vírus, é uma doença sexualmente transmissível (DST) também conhecida como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.

“Não podemos tratar como gasto o valor estimado na aquisição da vacina, diante dos gastos do SUS com o tratamento de milhares de mulheres que são acometidas por esta doença todos os anos. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer”, destacou Chagas. Segundo o parlamentar, a partir do próximo ano meninas com idade entre 10 e 11 anos receberão, através do SUS, a vacina de combate ao HPV, vírus que é responsável por 95% dos casos do câncer de colo de útero, o segundo que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

“A vacinação de meninas com idade entre 10 a 11 anos foi a faixa etária escolhida, levando em consideração evidências científicas e estudos sobre o comportamento sexual, pois a vacina é eficaz em quem ainda não iniciou a vida sexual e não teve contato com o vírus HPV”, informou Francisco Chagas. O deputado disse ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 685 mil pessoas entre a população sexualmente ativa sejam infectadas pelo vírus a cada ano no Brasil.

Vítimas – Entre os casos que podem ser causados pelo HPV, Chagas ressaltou que o de colo de útero é a quarta causa morte por câncer de mulheres no Brasil, e por ano, faz em média 4.800 vítimas fatais no nosso País, com uma estimativa demais de 17.500 novos casos em 2013. Ele informou ainda que a meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, num total de 3,3 milhões de pré-adolescentes. A previsão, segundo ele, é que 12 milhões de doses sejam aplicadas em 2014, com investimentos de R$360,7 milhões no primeiro ano.

Luta – Antes de assumir o cargo de deputado federal, o ainda vereador do município de São Paulo, Francisco Chagas, apresentou o projeto de lei municipal de nº 225/2009, dispondo sobre a obrigatoriedade da aplicação da vacinação.

Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra / PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100