Nesta quinta-feira (19) o deputado Décio Lima (PT-SC) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para destacar as políticas do governo federal que têm desenvolvido e promovido o setor do agronegócio brasileiro a partir dos investimentos e das atividades decorrentes da abertura dos portos brasileiros.
O deputado lembrou que em 2013 o governo federal lançou o plano de armazenamento para garantir que, depois da plantação e da colheita, a produção não tenha perdas por falta de estocagem. “Esse plano impulsionou ainda mais o agronegócio e impactou o desenvolvimento econômico do País, e esses são motivas para comemorar os bons resultados da agricultura brasileira no último ano, disse.”
De acordo com projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada no início de fevereiro, a safra para este ano será de 193,6 milhões de toneladas para o biênio 2013-2014, volume 3,6% superior ao registro anterior da companhia. Ambas as estimativas demonstram que as iniciativas e planos destinados a melhorias no setor estão gerando resultados.
Para o deputado Décio Lima, o financiamento agrícola é crucial para o país e por isso os investimentos crescem ano após ano. “A implantação de uma política agrícola no País foi fundamental pois, anteriormente ao governo Lula, havia fortes limitações no setor e agora com mais recursos à disposição das empresas agrícolas a produção avança e muda a cara do agronegócio no Brasil.”
O parlamentar ainda destacou as transformações no setor de portos. “O novo modelo estabelecido pelo governo pôs fim à restrição de que os portos privados só podiam operar com carga própria. Com a modernização dos portos públicos, por meio de arrendamentos à iniciativa privada, deu início à meta de avançar a integração entre os modais rodoviários, portos e ferroviários.”
Késia Paos, estagiária de jornalismo, Equipe PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra