O deputado João Paulo Lima (PT-PE) declarou em discurso no plenário da Câmara ser contra a criação da CPI dos Black Blocs. Ao invés dessa ação, o parlamentar defende que o parlamento ouça as reivindicações do movimento.
Segundo Lima, ações de rua como a dos Black Blocs surgem muitas vezes “por falta de diálogo”, e também pelo fato da “grande maioria dos partidos e dos políticos não representarem mais os anseios da sociedade brasileira”.
“Com isso, não quero dizer que defendo a depredação do patrimônio público, e a violência. Muito pelo contrário, na verdade, esse movimento de destruir o patrimônio público é incorreto politicamente”, afirmou o deputado.
De acordo com João Paulo Lima, no atual momento em que o PT faz a opção de assumir a Comissão de Direitos Humanos, ouvir o que os Black Blocs têm a dizer “pode ser muito importante para o partido”.
“O grande perigo é o processo que pode ocorrer da instrumentalização desses movimentos no sentido de se querer imprimir uma derrota ao Governo do PT, ao Governo que mais fez crescer a cidadania no nosso Brasil ao longo da história”, alertou.
Héber Carvalho