O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) afirmou, durante discurso proferido no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (29), que a Casa precisa encontrar uma saída honrosa para a questão do financiamento das campanhas eleitorais. Ao lembrar os custos crescentes das campanhas em todos os níveis, o comprometimento de muitos parlamentares com os financiadores, e a desigualdade na disputa gerada pela diferença econômica, Ságuas propôs a adoção de um novo modelo para custear as candidaturas.
“Gostaríamos de um modelo que, de certa forma, pudesse garantir uma certa igualdade de disputa entre os candidatos, quando se trata do financiamento de campanha. O deputado Henrique Fontana discutiu no relatório que apresentou ainda em 2011, que nós poderíamos criar um fundo. Esse fundo poderia ser gerido pelo TSE ou por alguma outra entidade que pudesse repassar os recursos aos partidos. Aí, sim, os partidos garantiriam o financiamento individual dos candidatos”, destacou.
O parlamentar disse ainda que, “até a votação em segundo turno da proposta”, que ocorrerá daqui a 15 dias, a Câmara poderá “discutir com mais profundidade e mais responsabilidade a questão do financiamento público”.
Héber Carvalho