Petista cobra de Arthur Lira abertura de processo de impeachment de Bolsonaro por crime sanitário contra o povo brasileiro

Deputado Afonso Florence (PT-BA) Foto:Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado Afonso Florence (PT-BA) cobrou, nesta quinta-feira (28), do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), durante pronunciamento no plenário da Casa pelo tempo da Liderança do PT, a abertura do processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o petista, essa ação está embasada pelos crimes contra a saúde pública, demonstrados pelo relatório da CPI da Covid do Senado.

“Por isso, reitero aqui o pedido, e cito os partidos de Oposição, a nossa insistente, perseverante cobrança para que o presidente Arthur Lira acate um dos pedidos de investigação desses inúmeros crimes do presidente da República, para que possamos constituir a Comissão Especial e submeter à investigação da Casa esses crimes cometidos, e que constam no relatório aprovado na CPI do Senado”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que o presidente Bolsonaro está “em pânico” com o relatório, que indiciou além dele outras 77 pessoas, entre gestores públicos, empresários e parlamentares, todos ligados ao presidente. “O presidente agora está em pânico, contando com a possibilidade de que a PGR postergue e que as investigações não sejam levadas adiante. A sua culpa é inconteste, ele é o réu contumaz”, disse.

Além da entrega do relatório a PGR, nesta quarta-feira (27), os membros da CPI de partidos de Oposição ou não alinhados ao governo Bolsonaro, também entregaram hoje (28) o relatório do colegiado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado baiano lembrou que a CPI constatou diversos crimes praticados por Bolsonaro. Entre eles, Florence enumerou a “estratégia genocida da imunidade de rebanho” – construída pelo gabinete paralelo – e a liderança pública de Bolsonaro contra o isolamento social ao tentar impedir governadores e prefeitos de adotarem essa ação como forma de frear a disseminação do vírus e a sobrecarga do SUS.

De acordo com Afonso Florence, as investigações também comprovaram que Jair Bolsonaro obstruiu a aquisição de vacina, como a da Pfizer, e não tomou providências rápidas para garantir o suprimento de oxigênio no caso da crise de Manaus, onde várias pessoas morreram pela falta desse insumo. Por fim, o petista lembrou o escândalo de corrupção descoberto pela CPI para a compra da vacina Covaxin, envolvendo auxiliares diretos do próprio presidente da República.

“A CPI indicia o presidente com provas robustas, e agora a Procuradoria-Geral da República terá que dar prosseguimento às investigações. Na semana que antecedeu a aprovação, pela CPI, do relatório com nove indiciamentos do presidente da República, ele teve o desplante, a pouca vergonha de associar o uso da vacina à contaminação com Aids. Então, é um criminoso contumaz, um mitômato, uma pessoa sem medidas, que precisa ser impedido”, ressaltou.

Descalabro econômico

O deputado Afonso Florence também acusou o presidente Jair Bolsonaro de promover um descalabro na economia do País, que tem atingido principalmente a população mais pobre com aumentos sucessivos nos preços dos alimentos, do gás de cozinha e dos combustíveis, atirando a população na pobreza e na miséria. O parlamentar lembrou, no entanto, que enquanto a população passa necessidades o ministro Paulo Guedes (Economia) enriquece com conta em paraíso fiscal.

“E o ministro Guedes tem conta em paraíso fiscal, e lucra com o aumento da taxa de juros, lucra com essa depreciação do câmbio, essa supervalorização do dólar; e o presidente Bolsonaro tem o ministro da Economia que ele merece; o povo brasileiro é que não merece nem esse presidente e nem esse ministro da Economia, um ministro que tem dinheiro em paraísos fiscais, que lucra com a pobreza, com a miséria crescente do povo brasileiro, em decorrência da política macroeconômica”, apontou.

Governos do PT

O deputado petista lembrou ainda que, nos governos do PT – de Lula e Dilma – havia política de controle de preços, principalmente do diesel, da gasolina e do botijão de gás. Ele lembrou que, agora, ao invés de retirar a Política de Paridade Internacional (PPI) – que dolarizou o preço dos combustíveis ao nível do mercado internacional – Jair Bolsonaro prefere culpar o ICMS tradicionalmente cobrado pelos estados.

“O presidente continua a fazer a política rasteira, a política baixa, a política menor de jogar com a economia do povo brasileiro, a pobreza, a miséria e o aumento da fome, e fazer disputa eleitoral contra governadora e governador. Por isto, este presidente também comete crimes contra a economia popular, além dos crimes contra a política sanitária ou combate ao Covid”, afirmou.

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100