Petista classifica “erro” de O Globo de “lixo” jornalístico e defende regulação da mídia

BohnGass SaluP

Em um duro discurso feito na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (10), o deputado Bohn Gass (PT-RS) condenou o jornalismo praticado pelos veículos das Organizações Globo e o classificou de “lixo jornalístico”. O parlamentar se referiu à mentira publicada pelo jornalista de O Globo, Lauro Jardim que afirmou, em sua coluna, que o delator da Operação Lava Jato da Polícia Federal, Fernando Baiano, pagou despesas pessoais de Fabio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, no valor de R$ 2 milhões. O periódico foi obrigado a publicar um desmentido, mas o fez num cantinho do jornal com o titulo “O Globo errou”.

“Várias matérias que eu li foram feitas em cima de uma informação errada do jornal O Globo que, no último domingo, em nota de capa, desmentiu. Então, caros deputados, isso tudo é lixo jornalístico. Aí eu pergunto: como é que fica esse lixo? Fica o dito pelo desdito?”, questionou Bohn Gass.

O deputado criticou ainda a diferença dada à publicação da noticia mentirosa e o desmentido da informação. Segundo ele, a notícia de que Fernando Baiano havia pago as contas do filho de Lula foi destacada com letras garrafais. Já o desmentido, lembrou, para ler, era necessária uma lupa para identificar a pequena mensagem admitindo que O Globo havia errado e que o Lulinha não havia sido citado.

“Há uma brutal desproporção entre a manchete de O Globo e a notinha de errata posta na capa do jornal. Isso nem de longe repõe o dano causado. Neste caso, é o filho do Lula e certamente ele saberá se defender. Mas e os milhares de cidadãos que são vítimas desta mesma prática irresponsável todos os dias?”, alertou Bohn Gass.

O deputado lembrou ainda que a mentira publicada pelo O Globo foi reproduzida por outros veículos como o jornal Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo e a revista Veja, com uma amplificação da mentira como se presenciou nas matérias da Folha.

“O Globo se desculpa, mas como é que fica a repetição da mentira em outros veículos? E as outras notícias que o próprio Globo fez sobre um fato que não era fato, sobre uma notícia que não era notícia, e o dano causado à família, ao Lula. Todos eles obviamente recorrerão à Justiça. Mas a deformação da opinião pública está posta”, lamentou Bohn Gass.

Apelo – O deputado fez um apelo a seus pares para que a Câmara faça esse debate com coragem. Ele conclamou também que a Casa não aceite o discurso carregado de “simplificação canalha” ao argumentar que a regulação da mídia é censura. “Impedir esse debate é que é censura”, frisou.

“A primeira coisa que temos que fazer é saudar a decisão do Senado Federal de modificar o direito de resposta no Brasil. O cidadão precisa ter o direito de repor verdadeiramente a sua honra e uma notinha de jornal não dá conta de reparar este dano”, observou.

Para Bohn Gass, todo o processo democrático se constrói com uma imprensa livre, responsável, decente, formadora e não deformadora da opinião pública.

Benildes Rodrigues

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100