O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) anunciou nesta quinta-feira (26), na tribuna da Câmara, que apresentou o projeto de lei (PL 3758/15) que institui Sistema Nacional de Educação a Distância (SNED). “Esse projeto é fundamental para que possamos interiorizar a oferta de cursos e permitir que o Estado brasileiro cumpra as metas 12 e 13 do Plano Nacional de Educação”, argumentou o deputado.
Reginaldo Lopes explicou que a proposta foi elaborada na perspectiva de um novo conceito sobre educação à distância, transformando esse conceito em uma modalidade educacional que, segundo ele, combina ações presenciais com as ações a distância e vai permitir uma expansão cada vez maior em todas as etapas educacionais – da escola básica até a universidade a toda população brasileira.
A proposta do deputado do PT mineiro, o Sistema Nacional de Educação a Distância será composto pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pelo Sistema Rede E-Tec Brasil. A finalidade, segundo o projeto, é expandir e interiorizar a oferta de cursos, programas e projetos de educação no País.
Benildes Rodrigues