Pesquisa revela insatisfação com a mídia; petistas reiteram importância da democratização

 ferroPimentaBittar

A Fundação Perseu Abramo (FPA) divulgou na última sexta feira (16) uma pesquisa sobre a democratização da mídia. Para 66,4% dos entrevistados os meios de comunicação, ao veicular notícia sobre política e economia, levam em conta seus próprios interesses (34,9%) e o interesse das classes mais abastadas do país (31,5%).  Os que acham que a mídia defende interesse dos políticos representam 20,6% e apenas 7,8% acham que os interesses da maioria da população são veiculados. Foram ouvidas 2.400 pessoas em 120 municípios do país, entre os dias 20 de abril a 6 de maio de 2013.

De acordo com o levantamento feito pela empresa Mark Sistema de Pesquisa, a pedido da FPA, sete em cada dez pesquisados desconhecem que as emissoras de TV abertas são concessões públicas. Além disso, 43% não se reconhecem nas programações; 25% se veem de forma negativa nessas programações e 32% se veem positivamente. E, ainda, 71% da população são favoráveis a novas regras para se estabelecer a programação a ser veiculada pela televisão.

Para os deputados do PT, Fernando Ferro (PE), Jorge Bittar (RJ) e Paulo Pimenta (RS) a pesquisa revela a insatisfação da população, demonstra sintonia com a luta da bancada do PT para democratizar a mídia e derruba o argumento dos donos da mídia sobre a regulação do setor.

“A pesquisa está em sintonia com os sentimentos críticos que a bancada tem em relação ao papel da mídia no Brasil. A população, através dessa pesquisa, vem qualificar essa discussão e apontar o distanciamento entre a mídia e o povo. Revela uma mídia que prioriza a elite branca, que exclui e restringe a cidadania”, avaliou Fernando Ferro.

De acordo com o deputado Ferro, a realidade apontada na pesquisa exige mudanças e a necessidade de se estabelecer novas regras para o setor. O parlamentar petista disse ainda que não se pode mais ficar submetido ao discurso “reacionário” de que regular o setor midiático significa censurar. Para ele, esse é um argumento “preconceituoso” e “cínico”. “Quem censura são os barões da mídia. É o próprio povo que diz que não se vê representado, que não tem direito aos espaços de mídia. Temos uma mídia tradicional e excludente. É preciso mudar essa realidade”, defendeu.

O deputado Jorge Bittar tem a mesma avaliação e acrescenta: “A população referenda o que dizemos há muito tempo. Regulamentar não é censurar. É apenas estabelecer regras claras que permitam que a informação circule de maneira equilibrada e democrática”.

Ainda na avaliação de Bittar, a população deseja, além de mudanças na regulamentação no sistema de televisão aberta, uma programação que reflita mais as realidades regionais do país. Nesse sentido, o petista adiantou que está trabalhando em um projeto substitutivo a proposta aprovada em julho, pela Comissão Mista de Consolidação das Leis Federais e de Regulamentação de Dispositivos da Constituição, que versa sobre o tema. “Essa pesquisa nos dá muita energia para que levemos adiante um projeto que realmente democratize a comunicação neste país”, disse.

Para o deputado Paulo Pimenta, a pesquisa consolida um sentimento e serve como um recado para que o governo adote medidas efetivas de mudanças desse cenário. “Essa pesquisa consolida a opinião da bancada e exige do governo mais ousadia na implementação de políticas nessa direção”.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100