Foi divulgada pelo instituto DataPopular uma pesquisa que revelou que 94% dos moradores de favela são felizes. O DataPopular ouviu duas mil pessoas, em 63 favelas do Brasil. “O povo brasileiro tem muito a comemorar. O governo está acabando com a desigualdade social e possibilitando que todos tenham direitos iguais”, comentou a deputada Luci Choinacki (PT-SC).
O levantamento apontou ainda que, em 2013, 65% dos entrevistados se consideram de classe média e 32% de classe baixa. Em 2003, 33% se considerava de classe média e 65% de classe baixa. “Isso comprova os sinais de prosperidade de um mercado consumidor que movimenta R$ 63 bilhões por ano”, complementou a deputada, lembrando que em 38% dos casos, o sustento da família vem das mulheres.
A pesquisa também apontou que 32% dos entrevistados gostariam de sair da favela e morar em outro bairro. Enquanto 66% não gostariam de sair da favela.
A maior diversão de um morador de favela é ir a uma festa dentro da comunidade: 45% deles fazem isso todo mês e 36% fazem churrasco uma vez por semana dentro da favela. A diversão é sempre comunitária. A pesquisa mostra que 70% dos moradores recebem amigos, parentes ou vizinhos todos os meses.
A deputada ressaltou que graças a um governo democrático, a vida do brasileiro está melhor. “Hoje, os 11 milhões de moradores das favelas do Brasil não se veem mais como antigamente. Com os governos de Lula e Dilma foi possível dar a estes cidadãos mais renda, saúde, educação, cidadania e lazer”, concluiu Luci.
Portal do PT