A pesquisa de novembro da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada esta semana, revela uma forte aprovação da população brasileira ao programa Mais Médicos. Além disso, o PT foi apontado como o partido preferido – em opinião espontânea – para governar o Brasil a partir de 2015 por 21,5% das pessoas entrevistadas, enquanto o segundo lugar (PSDB) apareceu com apenas 4,5% das indicações.
Para o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), a aprovação “quase unânime” do programa Mais Médicos comprova o acerto da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Esse programa é uma vitória da sociedade brasileira e a população está reconhecendo isso. A presidenta Dilma e o ministro Padilha estão de parabéns, assim como a nossa bancada, que trabalhou muito para que esse projeto fosse aprovado na Câmara, naquela que foi uma das mais importantes votações do ano no Congresso Nacional”, comemora Guimarães.
O parlamentar lembrou que a resistência da oposição conservadora ao programa se assemelha às críticas que eram feitas às políticas sociais dos governos do PT. “Todas as ações que os governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma implementam para transformar o Brasil são criticadas pelos conservadores. O Bolsa Família, a oposição criticou muito no início, mas hoje é motivo de piada porque quer faturar em cima do sucesso do programa, como se a população não soubesse que eles o chamavam de ‘Bolsa Esmola’. Agora eles criticam o Mais Médicos, mas o importante é que a população o aprova”, argumentou o deputado.
Preferência – O líder também se disse satisfeito com a ampla preferência da população pelo PT e por Dilma Rousseff para governar o País a partir de 2015. Segundo a pesquisa da CNT, a presidenta seria vencedora no primeiro turno em qualquer cenário (incluindo os nomes de Aécio Neves, Marina Silva e Eduardo Campos). E o PT é citado espontaneamente por 21,5% dos entrevistados como a legenda preferida para continuar governando o Brasil, enquanto o PSDB aparece em segundo (4,5%) e a soma de todos os partidos citados além do PT alcança apenas 11%.
“A pesquisa mostra que a ‘raça petista’, da qual alguns quiseram se livrar, continua viva e ativa e ninguém acabará com ela. Mais do que isso, a população sabe que o PT é comprometido com as transformações que estão ocorrendo para o Brasil avançar. E devemos muito esse reconhecimento à garra e à luta da nossa militância, que merece todas as homenagens, especialmente nesse momento em que vamos realizar um grande processo de eleições diretas”, afirma o líder.
Rogério Tomaz Jr.
Foto: Gustavo Bezerra