Pesquisa do Ipea confirma otimismo dos brasileiros

26-05-10-Jose-Guimaraes1-D1Os brasileiros estão otimistas em relação à situação socioeconômica do País, afirma o Índice de Expectativas das Famílias (IEF), constatado em pesquisa do Ipea realizada em 3.810 domicílios de 214 municípios de toda a federação e apresentada no dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro.

O índice médio de otimismo foi de 62,75 pontos em agosto. E, para o futuro, o levantamento mostra que mais de 58% da população acredita que o Brasil passará por melhores momentos nos próximos 12 meses. Mais de 55% acreditam que o cenário otimista também se repetirá nos próximos cinco anos.

Na avaliação do deputado José Guimarães (PT-CE), integrante da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, a consolidação da política econômica do Governo Lula, com crescimento sustentável e distribuição de renda, permite esta confiança aos brasileiros. “É uma confiança, inclusive, que ultrapassa as fronteiras do país e anima as multinacionais que já colocam o Brasil como terceiro destino escolhido para investimentos”, afirmou Guimarães.

O deputado se refere a uma outra pesquisa divulgada pela Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), na última segunda-feira (6), que revela que o Brasil já superou os Estados Unidos e toda a Europa, quando o assunto é a escolha de um país para investimentos até 2012. O Brasil fica atrás apenas da China e Índia.

Em relação à confiança dos brasileiros, José Guimarães afirmou que ela acontece porque nestes oito anos de governo Lula as políticas econômicas e sociais ajudaram a melhorar a qualidade de vida para todas as classes sociais. “Todo mundo ganhou. Ganhou quem dependia de programas como o Bolsa Família, Luz para Todos ou ProUni. Mas melhorou muito também a vida de quem nunca precisou de programas do governo. Por isso, o país vive esse fenômeno e a expectativa para o futuro é a melhor possível”, conclui.

Otimismo – A confiança é maior entre as pessoas com melhores rendimentos e os mais jovens, entre os entrevistados que se declararam negros, os que têm nível de escolaridade superior incompleto, e os que recebem benefícios do governo.

As maiores proporções de otimistas foram constatadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O otimismo pode estar relacionado à melhoria da situação do orçamento das famílias, 73% dos entrevistados acreditam estar em melhores condições financeiras que há um ano.

“Quatro entre cinco famílias revelaram que a situação financeira melhorou. Essa melhoria foi registrada com maior proporção na Região Centro-Oeste (81,75% dos entrevistados), e a Região Sul foi a que concentrou um menor número de famílias com melhorias no orçamento (67,39%)”, afirmou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

EI, com informações do Ipea

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100