Ao Jornal PT Brasil, deputado Carlos Veras (PT-PE) falou sobre a importância da retomada de obras, paralisadas por seis anos no estado, e das ações do novo PAC com investimentos nas áreas da saúde, moradia, tecnologia e infraestrutura;
O investimento de aproximadamente R$ 92 bilhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula vai movimentar a economia do estado de Pernambuco e destravar obras estruturantes que estavam paradas ou inconclusas há seis anos.
Ao Jornal PT Brasil, o deputado federal Carlos Veras (PT-PE) falou nesta quarta-feira (20) sobre a importância da retomada de obras e das ações do novo PAC, que destinará recursos para as áreas da saúde, moradia, tecnologia e infraestrutura.
O parlamentar vislumbra o futuro próspero para o estado com a atenção do presidente Lula e afirma que Pernambuco voltará a se desenvolver e gerar emprego e renda para a população. “Essa é a diferença de ter o Brasil sendo governado pelo PT e pelo presidente Lula”, diz Veras.
Veras destaca entre as obras relevantes a retomada da Ferrovia Transnordestina, onde será incluído um trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape. Ele ressalta que esta obra é fundamental para o desenvolvimento do estado e para escoar a produção pernambucana.
De acordo com o parlamentar, com o recurso da União, o processo de licitação para as obras deve iniciar até o fim deste ano. O deputado também enfatizou que o conjunto de ministérios que têm atuado nas ações do PAC tem colocado como bandeira e eixo importante o incentivo à tecnologia e projetos inovadores. Além disso, haverá prioridade em obras de moradia.
“Outro eixo importante, inclusive no PAC, é a questão da moradia”, frisou. “Há uma prioridade para as moradias rurais, para as comunidades quilombolas e tradicionais. A questão do saneamento e do acesso à água, para a pop para ter o abastecimento de água em todas as comunidades, nas periferias, a urbanização de favelas. Então, a gente tem um conjunto de ações para melhorar a vida da população pernambucana”.
Investimentos na saúde e educação
Com o novo PAC, Pernambuco também receberá investimentos na área da saúde, com novas policlínicas, compra de ambulâncias, e na educação, com a retomada de obras paralisadas de creches e escolas da região.
Outras obras de destaque no estão são a adequação da BR-423, em São Caetano, no Lajedo; a adequação da BR-104, em Caruaru, na divisa com a Paraíba; a adutora do Pajeú, do Agreste Pernambucano; a recuperação do patrimônio histórico de Recife, em Olinda e Fernando de Noronha; a ampliação do Hospital Universitário da UFPE; a infovia estadual; internet em 5.937 escolas; a conclusão da fábrica de hemoderivados, a Hemobrás; a conclusão da Refinaria Abreu e Lima; e Moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.
Ouça o boletim da Rádio PT sobre as obras do PAC em Pernambuco:
MAPA DE OBRAS: clique aqui e veja quais obras serão executadas nos estados
Da Redação da Agência PT