O deputado Pepe Vargas (PT-RS) participou, sábado (21), em Caxias do Sul, de debate sobre a reforma psiquiátrica. O ato promovido pelo Conselho Regional de Psicologia foi uma referência ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado no último dia 18. Como médico por formação, Pepe fez o relato do que era a Saúde no Brasil antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Recordou que antes, muitos tratamentos e especialidades não eram disponibilizados a toda a população. “O SUS é produto da luta do povo brasileiro. Tem problemas sim, mas é o que garante todos os procedimentos até a alta complexidade, que muitos planos privados não disponibilizam”.
Antes do SUS, segundo Pepe, que é titular da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, o atendimento psiquiátrico também era precário. “A violência era comum nos manicômios, onde as pessoas com doenças mentais eram trancafiadas. Com o SUS, essa realidade mudou, mas não foi fácil porque havia o interesse financeiro de quem lucrava com as internações, mas atendimento psiquiátrico não pode ser só internação. Deve envolver toda uma rede de acompanhamento”.
A partir de 2005, recordou o deputado, o SUS passou a construir uma rede de serviços e estratégias centradas no território e nas comunidades. A criação dos CAPS veio para alterar a estrutura de assistência à saúde mental, substituindo o modelo hospitalocêntrico e manicomial, de características excludentes e opressivas, para um modelo de desinstitucionalização. “O tratamento ambulatorial é mais solidário, inclusivo e menos doloroso tanto para pacientes quanto para familiares”, argumenta Pepe.
Na Frente Parlamentar, Pepe trabalha para garantir que a política e a legislação de saúde mental não tenham retrocessos. “Nos últimos anos e a partir do governo Lula, avançamos nas alternativas de tratamento em nível ambulatorial, por meio dos CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial), mas ainda precisamos avançar para diminuir as internações e garantir tratamentos mais humanizados e mais dignos”, afirmou o deputado.
Assessoria Parlamentar
Foto: Salu Parente