O deputado Pepe Vargas (PT-RS) participou nesta segunda-feira (5), em Porto Alegre, de ato promovido pelo Sindicato dos Bancários contra o PLP 268/2016, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados. A proposta acaba com a eleição de diretor executivo e para os conselhos deliberativos e fiscais pelos participantes. Sem fiscalização, o governo interino pretende abrir as portas para especialistas do mercado sem identidade com fundos de empresas públicas como a Petrobras, os Correios, a Caixa, o Banco do Brasil e o Banrisul.
Pepe argumentou que o PLP 268 é mais um projeto do governo Temer, desenhado para retirar direitos dos trabalhadores. Desta vez, a toque de caixa, o governo interino quer aprovar uma mudança na legislação. “A lei que criou os fundos atribuiu um importante papel aos trabalhadores na sua gestão e agora o governo quer reduzir a importância dos trabalhadores nos conselhos deliberativo e fiscal e na própria direção executiva”, argumenta.
Para Pepe, a proposta do governo interino é de reintroduzir a desestatização iniciada na gestão de Fernando Henrique Cardoso. “Querem entregar a gestão ao mercado, mas votaremos contra esse projeto, em defesa dos trabalhadores e da transparência nos fundos de pensão”, frisou o deputado, lembrando que reduzir a representação é retirar o direito dos maiores interessados de fiscalizar essas entidades e entregá-las a quem pretende usar esses recursos na retomada das privatizações do patrimônio público.
Assessoria Parlamentar
Foto: Assessoria Parlamentar