Pellegrino homenageia mestre da cultura afro-brasileira

nelsonpelltribuna

O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) ocupou a Tribuna da Câmara para prestar homenagem ao artista plástico e sacerdote  Deoscóredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi.” Dono de uma obra vigorosa baseada na religiosidade, era também escritor, ensaísta e tinha o posto de alapeni, o mais alto nos ritos aos ancestrais, conhecido como Culto aos Eguns”, disse.

Mestre Didi tinha 95 anos e lutava desde 2011 contra as consequências de um câncer de próstata. “Mestre Didi deixa uma vasta obra plástica e também literária sobre a tradição de origem nagô. Era um artista vinculado à essência da cultura religiosa e afro-brasileira. Infelizmente talvez mais conhecido em outros países do que no próprio Brasil”, lamentou.

Filho biológico da ialorixá Maria Bibiana do Espírito Santo, conhecida como “Mãe Senhora” –  terceira a assumir o comando do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá -, Mestre Didi comandava o Ilê Asipà, localizado na capital baiana e fundado por ele em 1980.

Mestre Didi criou esculturas focadas na representação de deuses e orixás do Candomblé e, com sua obra sacra singular, ganhou expressão internacional. Ele é considerado um dos principais artistas brasileiros e se utilizava da estética e de elementos da cultura afro-brasileira.

Algumas peças criadas por Mestre Didi podem ser apreciadas, em Salvador: na orla do Rio Vermelho, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Mucab), e no Parque das Esculturas, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex