O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, fez um longo discurso na Câmara para elogiar a nova postura do Brasil diante do mundo em função dos acertos de sua política externa desde o Governo Lula e, agora, na gestão da presidenta Dilma Rousseff.
O tema, segundo o deputado, foi abordado no seminário da Universidade de São Bernardo (SP), primeira universidade criada pelo governo do ex-presidente Lula. “O seminário fez um balanço dos últimos 10 anos da política internacional brasileira nos governos do PT e o presidente Lula deu uma verdadeira aula sobre o assunto”, ressaltou Pellegrino.
“O Brasil é um país respeitado, ouvido no cenário internacional e o mundo inteiro quer saber o que ele pensa sobre a política mundial”, afirmou Pellegrino, que tem participado de fóruns internacionais.
O desempenho de Lula e Dilma como Chefes de Estado e dos chanceleres Celso Amorim, atual Ministro da Defesa e Antônio Patriota, das Relações Exteriores também foi elogiado pelo deputado. “O Brasil é um país que manda no seu nariz, na sua política interna, que assumiu a postura de credor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e se movimenta no cenário internacional com base em seus interesses, enquanto nação soberana”, enfatizou Nelson Pellegrino.
A liderança do Brasil no Cone Sul, a abertura de espaço para vários governos populares na América do Sul e na América Latina, o papel do Brasil no Mercosul e da diplomacia brasileira na Rodada de Doha, agora sob o comando de Roberto Azevedo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) também foram abordados por Nelson Pellegrino, na tribuna da Câmara.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores também registrou a articulação do Governo brasileiro na construção do chamado G-22, que reúne países emergentes em busca de maior participação no cenário internacional e a formação do bloco dos países BRICS composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O deputado Nelson Pellegrino também preside a Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso Nacional.
Ele anunciou a vinda do ministro Patriota ao Congresso Nacional no próximo dia 22, às 9 h, para participar de audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Ivana Figueiredo