Pellegrino e Rosinha elogiam decisão da Unasul de analisar crise na Venezuela

ROSINHA-PELLEGRINO

A criação de uma comissão especial da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para analisar e buscar uma saída para a crise na Venezuela foi elogiada por parlamentares petistas. O colegiado foi criado em reunião dos chanceleres dos países do bloco, na quarta-feira (12), na qual também foi emitida uma resolução que rechaça a violência e respalda os esforços de diálogo por parte do governo de Nicolas Maduro.

Para o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), a Unasul é o “fórum legítimo” para se tratar do caso. “A Unasul possui as melhores condições para compreender a situação da Venezuela e, portanto, para procurar uma solução pacífica e negociada para a situação”, disse o parlamentar, que presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara em 2013.

Opinião semelhante tem o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), integrante do Parlamento do Mercosul (Parlasul). “Qualquer conflito interno na América do Sul deve ser discutido pelos países da América do Sul, no âmbito da Unasul, que é o órgão adequado para isso, onde todos os países têm assento e voto. Não há porque recorrer à ONU ou à OEA”, avalia Rosinha.

Pellegrino também afirmou que é necessária a participação de “atores que não tenham qualquer interesse no agravamento da crise”, mas apenas na mediação e na busca de um entendimento comum. “Tenho certeza que a Unasul dará uma contribuição importante para a mediação e a resolução desta crise”, resumiu o deputado baiano.

Citando a proposta de intervenção militar na Venezuela – apresentada pelos Estados Unidos – derrotada na Organização dos Estados Americanos (OEA), Dr. Rosinha criticou a postura intervencionista aquele país. “Os Estados Unidos estão procurando fazer intervenção em todos os países nos quais possuem interesses estratégicos. Eles fazem intervenção militar onde podem e onde não podem fazem intervenção política, como fizeram na Ucrânia, com financiamento de movimentos políticos e ONGs. E têm feito isso na Venezuela também. Depois de fazerem essas intervenções clandestinas, subterrâneas, eles tentam usar a OEA para intervir de forma oficial. Por isso é ainda mais importante a decisão da Unasul”, afirmou Rosinha.

Na semana passada, a proposta de intervenção externa na Venezuela foi derrotada na OEA por 29 votos contrários e apenas 3 favoráveis: EUA, Canadá e Panamá.

Confira a íntegra da resolução da Unasul sobre a Venezuela.

 

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100