O deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) apresentará na segunda-feira (11) requerimento de convocação para que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explique na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados a mudança que o Tesouro Nacional fez do rating que estabelece nova classificação para efeito de capacidade de endividamento dos estados federados.
“Estranhamente houve mudança de critérios e a manipulação de parâmetros para a definição do rating. A lista original era de oito e ontem foi reduzida para três, prevalecendo por coincidência aqueles critérios que beneficiam os Estados mais poderosos, conforme afirmou o secretário Manoel Vitório”, afirmou Pelegrino.
De acordo com o parlamentar, a mudança beneficia os Estados mais ricos e endividados e prejudica Estados menos ricos como a Bahia. Para ele, “está claro que a mudança dos parâmetros visa não só prejudicar Estados como a Bahia, como também impede que se concretize empréstimo já contratado e publicado de R$ 600 milhões do Banco do Brasil para o Estado. Com isso, cria dificuldades de negociação com o Banco Europeu, visto que um depende da capacidade de endividamento e o outro exige aval da União”, explicou.
Assessoria Parlamentar