O deputado Nelson Pelegrino (PT) protocolou na quarta-feira (4) um requerimento de pedido de informações ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB), sobre a demissão do vice-cônsul do Brasil em Nova York, Júlio de Oliveira Silva. O diplomata foi removido do cargo após criticar publicamente o governo de Michel Temer.
Silva escreveu o artigo “Temer e o projeto de subdesenvolvimento”, publicado pela revista Carta Capital no dia 27 de setembro. No dia seguinte, Aloysio assinou portaria que afasta o vice-cônsul do cargo e o remove para Brasília. A portaria foi publicada na edição de ontem (3/10) do Diário Oficial da União.
Pelegrino pediu explicações ao chanceler sobre os motivos da remoção do diplomata. Ele estranhou ter saído a portaria logo após a publicação do texto no site da revista. Segundo o parlamentar, o ministro tem que explicar se foi por motivos profissionais ou por causa das críticas ao governo Temer. O próprio diplomata já disse, em entrevista, que a remoção compulsória foi para puni-lo pelas opiniões emitidas.
No artigo, o diplomata teceu considerações sobre a política de desenvolvimento empreendida por vários governos e que, agora, com Temer, está sendo jogada por terra. Ele observou que na recente visita à China, Temer apresentou o Brasil como ‘’uma colônia em potencial”.
O diplomata observou, citando Celso Furtado, que “o subdesenvolvimento é um projeto, não um acidente de percurso. E este é o projeto em pleno curso no país de hoje”. Ele afirmou também que “o compromisso das forças políticas atuais com o atraso, não apenas na economia, denota a intenção explícita em reverter o pacto social civilizatório duramente obtido em 1988”.
Em outro artigo, publicado na terça-feira (3), intitulado “A Fazenda vem à cidade”, o diplomata criticou o deslumbre de autoridades da área econômica do governo brasileiro, como o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com Wall Street e os milionários de Nova York. Um deslumbre que nem sempre é conveniente à defesa dos interesses do Brasil, mas apenas dos interesses de empresas privadas, em especial as dos Estados Unidos. O diplomata observou também que há uma desconexão da equipe de Temer com a situação do brasileiro comum.
Leia a íntegra dos artigos:
Temer e o projeto de subdesenvolvimento
PT na Câmara, com assessoria parlamentar