O deputado Pedro Wilson (PT-GO) destacou nesta segunda-feira os 50 anos de criação da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Queremos celebrar os 50 anos de criação da nossa querida UFG, como forma de resgatar uma histórica de conquistas e desenvolvimento, no campo da educação, da pesquisa e da formação profissional e intelectual”, disse.
O aniversário da universidade foi comemorado em sessão solene no plenário da Câmara, com a presença do reitor Edward Madureira Brasil e dezenas de diretores, servidores, professores e estudantes. A Secretária de Educação de Goiás e ex-reitora Milca Pereira representou o governador Alcides Rodrigues.
Pedro Wilson ressaltou a importância da universidade na construção de uma sociedade democrática, por meio da formação de milhões de jovens nos mais diversos segmentos da sociedade. Ele citou o mestre Anísio Teixeira e lembrou o esforço de Darcy Ribeiro para a realização deste “sonho da sociedade goiana” realizado por JK. “Há educação e educação. Educação que é treino e educação que é formação do homem livre e sadio”, argumentou Pedro Wilson.
A UFG atende a mais de 14 mil alunos. Serão 25 mil estudantes em 2011. “É a UFG da democracia e da inclusão social – do respeito às cotas de 10% de estudantes oriundos de escolas públicas e mais 10% de alunos afro-descendentes -, a UFG do Hospital das Clínicas, que atende ao povo de Goiânia e de Goiás, da Clínica Veterinária do Campus de Samambaia, UFG da Rádio e TV
Universitária – que transmitiu em cadeia com a TV Câmara – concluiu o parlamentar petista, destacando os serviços prestados pela universidade goiana”, disse Pedro Wilson.
Assessoria parlamentar