O deputado Pedro Uczai (PT-SC) lembrou em Plenário, nesta sexta-feira (18), os 46 anos do assassinato do revolucionário Che Guevara. “Não tenho como, para a memória da nossa juventude, deixar de ressaltar aqui a utopia, os sonhos, os valores, a cultura da solidariedade, a cultura da justiça e da igualdade social construída, defendida e comprometida pelas lutas de Che Guevara”.
Pedro Uczai relembrou que foi no dia 9 de outubro de 1967, em um vilarejo distante e miserável da Bolívia, que Ernesto Che Guevara – o capitão Che Guevara, foi capturado, ferido, e assassinado por militares bolivianos, a mando do governo dos Estados Unidos. “Che morreu heroicamente na Bolívia na busca pelo o que acreditava, pois foi ele mesmo quem disse: ‘Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo’. E ele mudou cenários de injustiça e, disposto a morrer pelo o que acreditava, afirmou que lutaria derrota após derrota, até a vitória sempre!”.
Na avaliação do deputado Pedro Uczai, nessas décadas passadas, tentaram deturpar a imagem e a grandeza moral “daquele que foi o homem mais extraordinário do século XX”.
Vânia Rodrigues