O deputado Pedro Uczai (PT-SC) apresentou na Câmara requerimento solicitando a realização de uma sessão solene para homenagear todas as vítimas da delegação da Chapecoense e profissionais da imprensa que perderam a vida no acidente com o voo da LaMia (CP 2933). A queda da aeronave aconteceu na madrugada da terça-feira (29) nas proximidades do Aeroporto Internacional José Maria Córdova em Medellín na Colômbia.
“Toda esta dor só pode ter um sentido: que a tragédia humanize o ser humano. A ganância está matando. A solidariedade humana deve ser vitoriosa”, destacou o parlamentar que se solidarizou com os familiares das vítimas no velório coletivo realizado na Arena Condá no sábado (3). A dor dos familiares e a comoção do povo é muito grande, pois a história que a Chapecoense construiu nos últimos anos uniu a cidade e toda uma região. A Chapecoense era dos brasileiros na disputa da final da Copa Sul-Americana.
“Não está em luto apenas Chapecó, mas o Brasil. Queremos prestar nossa singela homenagem a todos os familiares das vítimas e ao povo chapecoense e catarinense. Se nos unimos para torcer pela Chapecoense, que nos unamos agora em homenagem àqueles que estão sofrendo mais, que são os familiares, que perderam seus entes queridos nessa dolorida tragédia. O mínimo que podemos fazer é envolver a Câmara dos Deputados para prestar mais esse momento de respeito e reverência”, disse o deputado, que já foi prefeito de Chapecó.
Segundo o parlamentar, cabe a Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados marcar a data da sessão solene, o que deve acontecer nos próximos dias. Porém, a marcação da data de solenidades tradicionalmente é discutida com as pessoas envolvidas na homenagem, permitindo discutir o melhor momento de se realizar mais essa importante homenagem à Associação Chapecoense de Futebol e aos familiares das vítimas. Atletas, dirigentes esportivos, torcedores, profissionais da imprensa esportiva e comissão técnica fazem parte e constroem a história do clube.
Assessoria Parlamentar