O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está promovendo a Jornada Catarinense de Agroecologia, que ocorrerá na primeira quinzena de agosto. Nessa quarta-feira (22) a proposta foi apresentada em reunião virtual com a participação de representantes de 20 entidades ligadas a agroecologia. No encontro foi ressaltada a importância de trabalhar este tema nos diferentes espaços a fim de conscientizar os agricultores e os consumidores sobre a necessidade de alternativas de produção de alimentos mais saudáveis, combinado com estratégias de preservação ambiental.
O deputado Pedro Uczai acompanhou a reunião e ressaltou a importância das lideranças terem socializado as experiências sobre a produção agroecológica que vivenciam nas entidades que tem atuação. “Todos estão convidados para, em cooperação e não competição, partilhar e participar da Jornada de Agroecologia, como da articulação dessa luta tão importante e necessária. Peço que vocês utilizem as redes sociais como ferramenta para propor ideias que possam ser aderidas na Jornada, pois essa é uma construção coletiva”, salientou Uczai.
A Jornada Catarinense da Agroecologia surgiu do engajamento do mandato do deputado Pedro Uczai em unir esforços, junto à comunidade, para debater e repensar o atual modelo de produção agrícola brasileiro/catarinense, que atualmente, baseia-se em “produtividade, eficiência e lucro”, desconsiderando as questões que envolvem a proteção e preservação do nosso meio ambiente, bem como o trabalho do agricultor, agricultora e a saúde das pessoas. Neste ano, Pedro Uczai aportou uma emenda parlamentar no valor R$ 200 mil para a UFSC realizar atividades que estimulem a produção agroecológica em Santa Catarina.
Lançamento
O lançamento público da Jornada Catarinense de Agroecologia ocorreu logo após a reunião virtual em forma de live, na FanPage do Facebook e no canal do You Tube do deputado Pedro Uczai, com a participação lideranças das entidades envolvidas na organização do evento.
Denominada “Jornada Catarinense de Agroecologia: Políticas, Ações e Movimentos”, a atividade será realizada na primeira quinzena de agosto, entre os dias 10 e 14, com duas palestras/oficinas diárias. Durante cinco dias, sempre às 9 horas e às 14 horas, as palestras serão transmitidas em tempo real nas redes sociais. Toda a programação é gratuita e aberta à população.
O deputado Pedro Uczai foi o sub-relator na Comissão Especial da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 6670/16, que busca instituir a Política Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos, o Pnara. O PL aguarda votação em plenário, porém encontra a forte resistência da bancada ruralista que faz uma grande pressão pela liberação excessiva do uso de agrotóxicos nas plantações agrícolas.
Assessoria Parlamentar