O deputado Pedro Uczai (PT-SC) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (12) para denunciar a perversa política econômica implementada pelo governo ilegítimo de Michel Temer, que gera desemprego e desigualdade social com a concentração da renda no setor financeiro via taxa de juros. O resultado é uma queda na arrecadação do governo federal.
Na visão de Uczai, “essa diminuição é usada como justificativa para a imposição da agenda neoliberal dos golpistas, mais de uma vez rejeitadas nas urnas”. O parlamentar ainda citou outras iniciativas do governo Temer, cujo impacto recai diretamente sobre a classe trabalhadora, como o congelamento em investimentos nas áreas sociais pelos próximos vinte anos, a chamada “PEC do teto dos gastos públicos”.
A investida dos golpistas sobre o patrimônio público estatal brasileiro também não ficou de fora das denúncias. “Querem privatizar empresas estratégicas para o desenvolvimento do País, a exemplo da Eletrobras. Ora, graças a esta estatal nós temos a universalização do acesso à energia elétrica e à modicidade tarifária, cuja regulação governamental impede grandes oscilações nos preços”, advertiu.
O desmonte da legislação trabalhista foi outro ponto abordado pelo deputado Pedro Uczai. Ele lembrou que a CLT “é fruto de mais de um século de lutas da classe trabalhadora” ao criticar a alegação de modernização da legislação. “O que de fato está por trás desta reforma trabalhista é a precarização das relações trabalhistas, sujeitando os trabalhadores aos caprichos dos patrões com a retirada de direitos e garantias históricas”, finalizou.
(AP)