O deputado Pedro Uczai (PT-SC) discursou, em plenário, sobre os desmontes promovido pelo Governo temer em vários setores da economia do país. Pare ele, o primeiro grande crime dessa agenda é desmontar o patrimônio público brasileiro como a PETROBRAS e o pré-sal, a melhor tecnologia do Planeta em águas profundas.
“Agora, internacionalizam a Vale do Rio Doce a partir de uma medida provisória que está discutindo a política de mineração brasileira. Fazem uma consulta pública para sinalizar que o setor elétrico brasileiro, o sistema Eletrobras, vai ser desmontado, destruído e totalmente mercantilizado”, denunciou.
De acordo com Pedro Uczai, energia é um bem estratégico, portanto, energias elétrica e petrolífera têm que estar sob o controle do Estado. “A Noruega comprou o Campo de Carcará, no Brasil, de uma empresa estatal —agora uma empresa do povo norueguês. Qualquer país do mundo que exporta petróleo tem como uma de suas bases a empresa pública, a empresa estatal”, ilustrou.
Ele citou ainda deputados que apoiaram o golpe, de Minas Gerais, e que agora são golpeados em suas empresas de energia e começam a reagir. “E precisamos reagir. Precisamos denunciar este Governo, que tem uma política econômica que aprofunda a desigualdade e a exclusão social, que tem uma política de desmonte do patrimônio público e uma política de desmonte do patrimônio nacional”, concluiu.
PT na Câmara