O deputado Pedro Uczai (PT-SC), se pronunciou nesta quarta-feira (25), a respeito do projeto que altera artigos da lei dos partidos políticos e do Código Eleitoral. Em concordância com a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, Uczai afirmou que é contra a chamada “minirreforma” eleitoral aprovada no Senado Federal que, de acordo com o parlamentar, não trata sobre os pontos mais importantes da reforma política.
“O nosso compromisso é votar imediatamente o Projeto de Decreto Legislativo 1258/13 que convoca plebiscito para que a população decida sobre o alcance da reforma política. Sou a favor, sim, de ouvirmos os brasileiros a respeito das propostas de financiamento público exclusivo de campanha, da eleição por lista partidária pré-ordenada com paridade de gênero, ampliação dos mecanismos de participação popular e convocação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva para a realização de uma ampla reforma política que aprofunde o processo democrático brasileiro. Minha defesa é em favor do povo brasileiro, pois essas iniciativas vão contribuir com maior transparência do processo eleitoral, da forma mais democrática”, afirmou.
A bancada do Partido dos Trabalhadores divulgou nota informando que irá dialogar com a OAB e outros integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O objetivo é a união pela “realização de um plebiscito que delineie uma ampla e profunda reforma política que permita, entre outros avanços, um basta ao abuso do poder econômico nas eleições”.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra