O deputado Pedro Uczai (PT-SC) propôs a criação de uma política pública nacional para fortalecer a cadeia produtiva do leite em todo o país. A ideia foi lançada no encontro promovido pela Fetraf-Sul com entidades da agricultura familiar, agricultores produtores de leite, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O encontro que debateu o setor foi realizado na segunda-feira (15) em Chapecó.
A atividade leiteira atualmente é uma das principais atividades econômicas da agricultura familiar, fazendo do Brasil o quarto maior produtor do planeta com 32 bilhões de litros anuais. Os três estados do sul concentram maior fatia na produção nacional com 382 mil famílias produtoras, tendo na atividade leiteira uma das principais fontes de renda na propriedade. “Pela importância estratégica deste produto e da segurança alimentar estou propondo uma política específica para o setor com crédito, subsídio e ampliação das compras institucionais do leite”, destacou o parlamentar.
Durante o encontro, Uczai ainda defendeu a apuração dos fatos ocorridos com relação à adulteração de leite na região, mas ressaltou que não se pode criminalizar toda a cadeia produtiva leiteira. “É uma questão de ética alimentar: as cooperativas e os agricultores só podem vender o que eles podem comer ou tomar. Agora, o momento é de recuperar a imagem da qualidade do leite aqui na nossa região. As compras institucionais dos governos municipais, estaduais e federal são importantes para equilibrar os preços e garantir a renda dos agricultores neste momento de dificuldade,” analisou.
Das redes sociais