Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) comemorou a confirmação de que todos os alunos que usam o FIES para o Ensino Superior terão seus benefícios renovados. A informação foi anunciada ao parlamentar durante reunião nesta quarta-feira (11) com representantes do Ministério da Educação (MEC).
O secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Esplanada, participou da reunião da Comissão de Educação (CE) da Câmara nesta quarta e confirmou a medida. Segundo ele, cerca de 1,9 milhão de alunos terão seu direito de participar do programa garantido e que a concessão será retroativa a fevereiro.
Até o momento o ministério já processou a renovação de 818 mil estudantes junto ao FIES e o restante terá seus contratos auditados e renovados até abril. Luiz Cláudio Esplanada também comunicou que atualmente o MEC elabora um estudo para refinar o critério para as novas inscrições visando atender a demanda o máximo possível.
Integrante da comissão, Uczai parabenizou o governo por resistir às críticas e buscar a melhoria do programa. O deputado também fez propostas para o aumento do alcance do FIES em todo o Brasil e propôs uma discussão “aberta e transparente” relativa a aumento de mensalidades e valores abusivos para estudantes ligados ao programa.
“Não é possível o FIES pagar R$ 6 mil em uma mensalidade em Medicina e um aluno que não acessa o FIES pagar R$ 3.500 no mesmo curso, na mesma sala de aula. Então, tem alguma coisa errada do ponto de vista do dinheiro público que poderia ir para mais estudantes, e também porque depois o aluno vai pagar esta conta”.
Assessoria Parlamentar