Pedro Eugênio defende proteção do real contra ataques especulativos

pedro-3O ministro Guido Mantega, da Fazenda, participou de audiência pública no Senado, nesta terça-feira (13), e falou sobre as medidas que o governo vem adotando para proteger a moeda brasileira de ataques especulativos.

Uma das principais medidas, anunciada na segunda-feira (12), foi a ampliação de três para cinco anos da cobrança de 6% do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas liquidações de operações para ingresso de recursos no país. “Demos um tiro de carabina calibre 12 para evitar a entrada indesejada de dólares para especulação”, disse Mantega na audiência.

A ação do governo foi defendida pelo deputado Pedro Eugênio (PT-PE), integrante da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. “O jogo do mercado financeiro é muito bruto e os países mais ricos estão inundando o mercado de dólares para desvalorizar essa moeda e serem favorecidos no comércio internacional. O Brasil não pode assistir a isso passivamente. O governo está atento e adotará as medidas adequadas – como a ampliação do prazo de cobrança de IOF sobre operações de entrada de recursos – para que o real não seja vítima da especulação e a nossa economia não seja abalada”, afirmou o parlamentar.

“Muitas empresas pegam recursos externos e não o aplicam nas finalidades anunciadas, mas usam esses recursos apenas para a especulação financeira. Vários países praticam um controle muito mais forte e direto sobre o câmbio e não podemos ficar à mercê disso”, acrescentou o deputado pernambucano.

Durante a audiência, o ministro Mantega também informou que o governo estuda medidas para compensar eventuais perdas que setores nacionais possam sofrer com as ações de proteção ao real.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também