A Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância serão temas de audiência pública conjunta das comissões de Educação e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a ser realizada na quinta-feira (15), no plenário 6 da Câmara dos Deputados. A iniciativa do debate é dos deputados petistas Odorico Monteiro (PT-CE) e Zé Carlos (PT-MA).
De acordo com o deputado Odorico, a audiência tem objetivo de discutir o Estado da Arte do Movimento das Escolas Família Agrícola no Brasil (EFAS).
“Nosso objetivo é conhecer a metodologia da Pedagogia da Alternância, adotada pelas Escolas Família Agrícola, na qual são associados períodos de internato na escola e outros em casa”, explicou o deputado, ao afirmar que o movimento surgiu na França em 1935 e chegou ao Brasil na década de 60, estando atualmente disseminada em todas as regiões do País.
“O surgimento das Escolas Família Agrícola buscou solucionar dois problemas: o de um modelo de educação que levava as crianças e os adolescentes a valorizar o ensino direcionado para a cidade, desvalorizando os saberes e a vida no campo; e a necessidade de incorporar o avanço tecnológico na produção agrícola e familiar”, completou.
Estão convidados para debater o tema, dentre outros, Divina Lúcia Bastos, coordenadora-Geral de Políticas de Educação do Campo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação; José Wilson de Souza Gonçalves, secretário de Políticas Sociais da Contag; Vanderval Spadetti, da União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão e Idelzuith Souza Borges, da Escola Dom Fragoso do Estado do Ceará.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara