“Pecados” e virtudes da educação são debatidos na Câmara e levam à reflexão

gabrielperisse2

Por iniciativa das deputadas Iara Bernardi (PT-SP) e Fátima Bezerra (PT-RN), a Frente Parlamentar da Educação da Câmara realizou, nesta quarta-feira (13), a palestra “Os Sete Pecados Capitais e as Virtudes da Educação”, com Gabriel Perissé, professor, pós-doutor em Filosofia e autor de vários livros sobre o processo educacional.

Perissé abordou os “pecados” da educação a partir de suas experiências enquanto estudante e, posteriormente, como professor. Listando problemas vivenciados no ambiente escolar e associando metaforicamente estes aos pecados capitais e contrapondo-os às virtudes, o convidado expôs contradições, limites e desafios para professores, gestores e governantes.

A gula, por exemplo, refere-se à limitação de fontes e concepções oferecidas ao estudante. Em contraposição a este “pecado” é necessário cultivar a diversidade, que representaria a “boa alimentação” na educação.

Autor de “Pedagogia do encontro”, Perissé também citou Paulo Freire e seus métodos libertários para falar da humildade, em contraposição à soberba tão comum na relação professor-aluno.

Iara Bernardi disse que a palestra de Perissé a fez refletir sobre a sua própria trajetória na educação, primeiro como aluna e depois como professora. A parlamentar ressaltou que mesmo alguns “pecados” que ela vivenciou no seu tempo de estudante lhe serviram de aprendizado, pois, ao assumir a condição de docente, ela sabia que não poderia repeti-los com seus aprendizes.

“Essa palestra nos permitiu refletir sobre os valores e os comportamentos dos professores na sala, mas também dos estudantes”, avalia Iara.

O convidado tratou ainda do “ciclo vicioso” que é a relação difícil entre professores, alunos, gestores, governo e imprensa no debate sobre a educação. Para ele, a autocrítica de cada um dos protagonistas do processo educacional é o fator que pode romper esse ciclo. Para Iara Bernardi, o também parlamento pode contribuir muito com isso. “Enquanto parlamentares, costumamos exercer um papel privilegiado de mediadores nesse diálogo entre os vários atores envolvidos com a educação”, argumenta a deputada.

Na opinião do deputado Ságuas Moraes (PT-MT), a palestra de Perissé serviu para “oxigenar” o debate na Câmara e trazer uma visão mais ampla, transversal, sobre a educação. “Ele traz um olhar diferenciado, mais aberto sobre a educação, que muitas vezes se resume ao que está previsto na matriz curricular e deixa de lado temas transversais. Como dizíamos no lema do Fórum Social Mundial, uma outra educação é possível e temos acúmulo para isso, com pensadores como Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, entre outros”, citou Ságuas, que foi secretário de Educação do governo de Mato Grosso.

Assista ao vídeo da palestra de Gabriel Perissé:

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cec/videoArquivo?codSessao=46516&codReuniao=34430

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também