PEC que garante aposentadoria de garimpeiros tem apoio de petistas

dalvaptnacamaraDurante audiência pública da comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC 405/09) que pretende assegurar o direito à aposentadoria para garimpeiros e pequenos mineradores, nesta terça-feira (27), a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) e o deputado Miriquinho (PT-PA), integrantes do colegiado, manifestaram apoio ao projeto.

“A reivindicação é muito justa e a luta é importante tanto para que os garimpeiros e pequenos mineradores consigam o direito à aposentadoria, mas também para que ganhe força e visibilidade o debate sobre as suas condições de trabalho, de segurança, de saúde, a relação da sua atividade com o meio ambiente, as regras de exploração mineral nas terras indígenas, entre outras questões relacionadas a esta atividade econômica que garante o sustento de milhares de famílias”, afirmou Dalva.

Já o deputado Miriquinho lembra que a aprovação da PEC servirá para corrigir uma “distorção histórica” no tocante aos direitos dos garimpeiros. “Esse momento é fundamental para corrigirmos uma distorção e uma injustiça cometida contra a categoria dos garimpeiros. A PEC nos permitirá reorganizar a vida previdenciária destes cidadãos e cidadãs. Conheço as condições de vida destes trabalhadores, sei como eles vivem e lutam para sobreviver e é importante que o Estado os acolha neste processo de legalização dos seus direitos previdenciários”, disse Miriquinho.

A audiência pública, a primeira realizada pela comissão, teve grande participação de garimpeiros e dirigentes de cooperativas e entidades sindicais da categoria, vindos de diversos estados do Brasil, o que deixou satisfeita Dalva Figueiredo. “ Essa mobilização já vem de muito tempo e acredito que a tendência é crescer ainda mais. Fico feliz por ver que a categoria está unida, disposta e interessada em acompanhar de perto os trabalhos da comissão e lutar para que a PEC seja aprovada rapidamente”, disse a parlamentar amapaense.

Seminários regionais – A comissão especial aprovou a realização de seminários regionais para discutir a PEC nos estados do Pará (na região do garimpo de Serra Pelada), Amapá, Maranhão e Goiás. Os eventos ainda não possuem datas definidas para ocorrer, mas devem ocorrer entre os meses de abril e maio.

Após ser aprovada na comissão especial, a PEC precisa ser votada em dois turnos na Câmara e no Senado para então ser promulgada em sessão do Congresso Nacional.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100