PEC de petista proíbe eleição de parentes para suplente de senador

sibamachado

Tramita na Câmara proposta de emenda à Constituição (PEC 287/13) que altera as regras para a eleição de suplentes de senadores. O texto, de autoria do ex-senador e agora deputado Sibá Machado (PT-AC), determina que cada senador será eleito com um suplente e proíbe a eleição de suplente que seja cônjuge ou parente consanguíneo ou afim do titular, até o segundo grau ou por adoção.

Pelas regras atuais, cada titular de vaga no Senado tem direito a dois suplentes e não há limites à indicação de parentes. “A medida tem por objetivo preservar o espírito que reveste a coisa pública e afastar a possibilidade de prevalecer o interesse privado, especialmente o familiar, em detrimento do interesse coletivo”, argumentou Sibá Machado.

O texto do então senador Sibá Machado, originalmente, previa também novas eleições no caso de vacância da cadeira de senador mais de 60 dias antes do fim do mandato. Nesse caso, o suplemente assumiria a vaga somente até a posse do novo eleito. Os senadores, no entanto, retiraram essa previsão da versão final aprovada pelo Senado.

Tramitação – A PEC 287/13 está pronta para ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça, com parecer favorável à admissibilidade. Caso aprovada, a proposta terá o seu mérito analisado por comissão especial antes de ser votada pelo plenário da Câmara.

PT na Câmara, com informações da Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex